Porque algumas pessoas não sentem prazer no seu trabalho? Ou não sentem nenhuma realização profissional?

A maior parte das pessoas desenvolveram uma crença em relação a palavra “trabalho”. Para essas pessoas trabalho significa sacrifício e esse por sua vez remete a ideia de tortura, obrigação, necessidade, a crença de que “precisa” trabalhar. Isso tudo nos dá uma ideia pessimista a respeito de trabalho. Desenvolvemos uma ideia negativa em relação ao trabalho.

Analisando a palavra sacrifício – sacro ofício – verificamos que na verdade o trabalho é um ofício sagrado, não como aprendemos a acreditar e é essa crença precisamos trabalhar. Precisamos resignificar essa crença e ver o trabalho como uma forma de participarmos no processo de transformação do mundo.

E agora eu te convido a fazer uma reflexão, pense e responda:

O que você faz tem valor?

Não falo só de valor financeiro, mas o seu trabalho faz alguma diferença na vida das pessoas?

Quando você realiza uma atividade, qualquer atividade que seja, essa atividade tem um objetivo, uma finalidade. Você faz porque isso vai ajudar a transformar o mundo.

TRABALHO X EMPREGO

Precisamos entender a diferença entre trabalho e emprego.

O trabalho é qualquer atividade que eu, que você, que nós executamos a qual ajuda a transformar o ambiente em que eu vivo. Já o emprego é simplesmente um jeito de se trabalhar.

É uma forma de formalizar o trabalho, nada além disso.

E aí eu te pergunto: Para você, o trabalho é um castigo ou é fonte de realização profissional? Você é uma pessoa que tem uma visão positiva ou negativa a respeito do seu trabalho?
Quando você vê um copo de água pela metade, você considera meio cheio ou meio vazio?
No que você dá ênfase em sua vida, no lado negativo ou no lado positivo?

As pessoas que são bem-sucedidas e realizadas no trabalho, pessoas vitoriosas na vida são as que tem uma visão positiva. Elas valorizam o que fazem e enxergam os desafios da vida como oportunidades.

Já as pessoas fracassadas, normalmente enxergam, enfatizam e valorizam os aspectos ruins de uma forma muito mais ampla.

Realização Profissional

REALIZAÇÃO PROFISSIONAL É UM PONTO DE VISTA?

Nós vivemos no mesmo mundo, mas não enxergamos o mundo de uma mesma forma. Não vivemos a mesma realidade, mas se queremos viver uma nova realidade precisamos desenvolver uma nova visão, de acordo com essa realidade que eu quero experimentar.

Problemas e dificuldades fazem parte da vida, mas precisamos ver e valorizar os bons momentos, vendo as dificuldades como algo positivo, algo que te levará a ser melhor do que você é.

Então me diga: Qual é o melhor e o pior momento da semana?

Se fizermos uma pesquisa, o que você acha que as pessoas que você conhece responderiam?

Com absoluta certeza posso te afirmar que eles responderiam que os melhores momentos seriam sexta-feira no final do dia ou sábado e os piores momentos seriam a segunda-feira pela manhã ou domingo à noite.

Mas porque isso?

Se você trabalha apenas pelo dinheiro ou segurança, tenha certeza que você vai continuar sendo infeliz, tendo a mesma sensação e provavelmente vai continuar a ser medíocre no que faz. Será que é isso mesmo que você quer?

Mas se você olhar o seu trabalho de uma forma melhor?

Como você pode olhar o seu trabalho de uma forma positiva?

Agora quero te mostrar que existem algumas formas de transformar essa sensação ruim, essa emoção de tristeza e depressão em relação ao trabalho.

Trago aqui para você três dicas supervaliosas de você focar o seu trabalho de forma positiva, olhando o lado positivo que ele tem.

3 Formas positivas de olhar para o seu trabalho e sentir maior realização profissional

1) Fazer o que você ama fazer

Poucas pessoas no mundo conseguem fazer o que amam. A maior parte vai para uma profissão para cuidar da família, tem um trabalho com essa função e aí podem ser felizes ou não.

Uma coisa é certa: Quem faz o que gosta não precisa trabalhar.

2) Aprender a gostar do que faz

Se você não conseguiu trabalhar fazendo o que você gosta, com algo que sonhava fazer como objetivo de vida, você poderá ser sábio e inteligente e conseguir aprender a descobrir o valor daquilo que você faz. E aí você começa a ter orgulho do seu trabalho, descobrindo que seu trabalho tem um significado maior, em um valor. Descobrir o quanto o seu trabalho significa na vida de outras pessoas, seja ele qual for.

Quando sentimos orgulho do que fazemos, passamos a valorizar o nosso trabalho e isso nos faz perceber que não é mais um sacrifício como olhávamos antes, e sim um sacro ofício, um trabalho sagrado.

3) Seja o melhor no que você faz

Procure sempre se especializar, se aperfeiçoar, busque descobrir sempre uma forma melhor de se fazer o que você faz. Não se contente em fazer sempre da mesma maneira. Seja mais criativo, inovador, seja muito bom naquilo que você faz. Fazendo o que se faz bem feito você sentirá uma maior realização profissional.

Realize seu trabalho com prazer, tenha orgulho do seu trabalho pois ele tem um valor, não só para você, mas para todos.

Veja o quanto seu trabalho é importante. Esse reconhecimento precisa ser despertado a partir de você, de dentro de você, tendo a certeza disso todo reconhecimento externo virá até você.

Problemas no trabalho todos nós temos. Os problemas e dificuldades fazem parte da vida. Nem mesmo quando fazemos o que se amamos deixamos de ter problemas, mas isso nos faz mudar a forma como encaramos o problema.

Quando olhamos os problemas de uma forma positiva, lidamos melhor com eles e assim aprendemos a valorizamos o nosso trabalho.

Reconhecemos o nosso real valor, o quanto somos úteis para os outros e para o mundo.

Lute pela sua carreira, faça seu trabalho com orgulho e com grande prazer. Você verá que reconhecendo ser bom no que faz você ajuda muitas pessoas.

 

E agora que você já viu é possível encontrar realização profissional e satisfação no seu trabalho, que tal dar o próximo passo com a minha ajuda?

Tenho apoiado muitas pessoas a encontrar um trabalho no qual se sintam felizes e realizados e sei exatamente como te ajudar a fazer o mesmo.

Então, entre em contato clicando aqui.


Graça Almeida
Graça Almeida

Palestrante Motivacional, Coach, Mentora, Terapeuta Holística e Consultora em Registros Akáshicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.