Quero te levar a fazer uma breve reflexão te fazendo a seguinte pergunta: você sente felicidade e realização no trabalho?

Sendo você funcionário de uma empresa ou mesmo um microempresário, o que você faz hoje como trabalho te realiza? Esse trabalho representa você, quem você é?

Bem, na minha percepção, o que eu consigo identificar nas pessoas que eu observo, que converso e as que me procuram para conhecer o meu trabalho é que, duas em cada três pessoas sentem-se infelizes em seu trabalho.

Eu sinto nessas pessoas muita angústia, frustração, decepção, falta de esperança e desânimo. E elas sempre me perguntam se o problema delas tem solução, e isso tudo comprova a minha percepção.

Durante a minha trajetória profissional, eu percebia que a maior parte das pessoas do meu convívio viviam seguindo a filosofia do Zeca Pagodinho: deixa a vida me levar. E muitas delas nem sequer tinham consciência disso.

CAVALEIRO OU CAVALO: QUEM VOCÊ É NA SUA VIA PROFISSIONAL

Durante esse período que eu me dediquei a estudos, aprendi muitas estórias e analogias interessantes. Uma delas, que me inspirou bastante foi a do cavalo e do cavaleiro.

Existem dois tipos de pessoas, as vivem como cavaleiros e as que vivem como cavalo.

As que vivem como cavaleiros são as que tem as rédeas de sua vida em nas mãos, elas escolhem o que querem ou não fazer, elas decidem e tomam o rumo de sua vida, sem se deixar ser manobradas ou influenciadas pelos outros.

Já as que vivem como cavalo precisam ser tocadas para dar cada passo em sua vida. Sofrem influências da sociedade, da família, do chefe e do grupo com o qual convivem.

Eu muitas vezes me senti assim, como um cavalo me deixando influenciar pelos outros para tomar as minhas decisões.

E você, como você se vê hoje, sendo um cavalo ou um cavaleiro? Você tem as rédeas de sua vida em suas mãos? Faz exatamente o que quer de sua vida?

realização no trabalho

AONDE VOCÊ QUER CHEGAR NA SUA VIDA PROFISSIONAL?

Sabemos que, para viver como o cavaleiro, primeiramente precisamos saber o que queremos, para onde queremos ir. Senão acabaremos vivendo como um cavalo, precisando de um cavaleiro que nos conduza e nem saberemos ao certo para onde, já que não sabemos para onde queremos ir.

Agora me fala, aonde você se vê nessa analogia do cavalo e do cavaleiro?

Continuando nossa reflexão, quero te fazer a seguinte pergunta: O que te deixa feliz hoje? O que te torna feliz?
Eu tenho certeza de que são poucas as pessoas que conseguem responder essa pergunta. São pouquíssimas as pessoas que tem essa percepção.

E ai você pode se perguntar: Será que eu sou feliz fazendo o que eu faço? E se a resposta for não, será que eu posso abrir mão do que eu faço hoje?

E eu continuo as minhas perguntas para você: O que você faz hoje é o que você quer realmente fazer hoje, amanhã e depois?

Pense bem, porque essa resposta pode mudar toda a estória da sua vida, não só profissional, mas pessoal também.
Será que você consegue hoje fazer uma mudança? Será que isso é viável?

O AUTOCONHECIMENTO É A CHAVE DA REALIZAÇÃO NO TRABALHO

Para começar você pode traçar o seu plano B, pensar em construir um novo rumo, uma nova direção que tenha mais a ver com você e que atendar ao que você quer realmente fazer.

Mas você pode estar agora se perguntando: Mas o que eu quero fazer?

Essa questão está diretamente ligada ao processo de autoconhecimento, do quanto você se conhece.

Quer uma dica?

Observe o seguinte, quando você conhece uma pessoa, normalmente ela te pergunta quem é você e você responde o seu nome, mas logo em seguida essa pessoa te pergunta o que você faz, não é assim?

E quando você responde o que faz, você sente que a sua resposta representa quem você é? É isso mesmo que você gostaria de responder? Isso te representa de verdade?

E qual é o trabalho que representa quem você realmente é ou quem você quer se tornar? Como você quer ser percebido e reconhecido pelas pessoas?

Quem não sabe de si mesmo não pode ser dono de si.

E quem não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve…

Você não acha que chegou agora de parar de deixar a vida te levar?

Você precisa saber para onde você quer ir.

De nada adianta fazer cursos de excelentes chancelas, pós-graduação, mestrado, doutorado, ter experiências internacionais se nada disso te representa. Você vai continuar passando uma imagem inconsistente se o que você está fazendo não for congruente com quem você é em essência, isso é fato.

A verdadeira percepção de felicidade e realização no trabalho está diretamente ligada a identificação que você tem com o seu trabalho.

Quando você desenvolve um trabalho, uma atividade profissional, distante de quem você é, cria-se uma inconsistência, e passa para o outro uma instabilidade. Essa imagem não se sustenta, não te realiza como profissional e te torna infeliz.

Essa é a forma de se encontrar a felicidade e realização no trabalho: realizando um trabalho que tenha a ver com você.

Continuar num trabalho no qual não se identifique e como continuar num relacionamento sem amor…

E aí você tem que arcar com as consequências, que não são poucas…

É essa reflexão que vai fazer você chegar a conclusão se você hoje é feliz ou não fazendo o que faz.

SUA REALIZAÇÃO NO TRABALHO DEPENDE DE VOCÊ

O autoconhecimento, a determinação e a persistência fazem toda a diferença na construção da felicidade na vida profissional.

E o mais importante é você “querer” mudar. Pensar, sentir e vibrar essa mudança em sua vida. Isso fará com que você eleve o seu nível vibracional para atrair a mudança que tanto deseja. Não tenha a menor dúvida de que o Universo irá conspirar a seu favor.

Se você fizer a sua parte, o Universo, Deus, ou quem você acredita, irá colocar as pessoas e tudo mais que você precisar no seu caminho.

Isso é ação e reação. Não é espiritual, é física!

Trata-se da 3ª Lei de Newton, toda ação que você faz em uma direção, te atrai um resultado correspondente a atender àquela ação.

Quando você começa a se movimentar em prol de sua mudança, o universo também começa a se movimentar para atender o seu desejo. Mas se continuar de braços cruzados permanecerá amargando a infelicidade.

Tudo pode começar por um sonho, que se torna um desejo, que se transforma em objetivo de vida, que quando se é trabalhado com empenho se torna realidade.

 

E agora que você já sabe o que precisa para ter felicidade e realização no trabalho, quero te convidar para dar o próximo passo nessa jornada.

No meu trabalho já ajudei muitas pessoas a reconhecer e criar o trabalho dos seus sonhos. E posso ajudar você a fazer o mesmo.

Assim, entre em contato para saber como posso te ajudar.


Graça Almeida
Graça Almeida

Palestrante Motivacional, Coach, Mentora, Terapeuta Holística e Consultora em Registros Akáshicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.