Há algum tempo os profissionais eram vistos apenas como recursos. Hoje em dia não. As pessoas já são reconhecidas como as principais fontes de crescimento e desenvolvimento nas empresas. Mas para que isso seja verdade e você se sinta parte da empresa onde trabalha, você precisa estar no lugar certo e fazendo a coisa certa, isso é, fazendo o que te realiza como pessoa e profissional. E se não se sente assim onde está, pode estar na hora de mudar de emprego.

COMO SUA INSATISFAÇÃO IMPACTA NA EMPRESA E NO SEU EMPREGO ATUAL

Como já vimos em outros artigos, a insatisfação no trabalho pode estar ligada a vários fatores, sejam eles externos ou internos. Os fatores internos estão ligados ao ambiente de trabalho, a equipe, ao chefe, as condições físicas do local de trabalho, ao salário, a possibilidade de crescimento profissional e outros. Já os fatores externos, são referentes a saúde psíquica do profissional, relacionamento interpessoal e familiar, sua satisfação e realização em fazer o que faz, os quais influem no seu desempenho.

A insatisfação profissional provoca uma série de prejuízos às empresas, como: maiores taxas de absenteísmo, rotatividade e a diminuição do desempenho e da produtividade. Um profissional que não tem suas necessidades atendidas, não terá satisfação necessária para desempenhar as suas atividades com qualidade no trabalho.

O profissional desmotivado e insatisfeito apresenta comportamentos indesejáveis, principalmente em relação ao seu desempenho. Os objetivos da empresa deixam de ser prioridade, ele perde qualidade na execução de suas atividades e sua produtividade diminui consideravelmente. Essas atitudes podem gerar grandes impactos negativos na empresa, principalmente, quando esse profissional lida diretamente com o cliente. A tendência é que ele se acomode e não se preocupe em gerar resultados.

Nesse caso, o chefe ou superior deverá tomar uma atitude, já que esse profissional não está atendendo ao que foi proposto quando de sua admissão na empresa.

Mas será que isso tem solução?

Sim, claro que tem… a principal fonte de motivação para qualquer profissional é ele fazer o que ama, quando o seu trabalho e vida profissional estão alinhados com sua missão e propósito de vida.

Por isso é de extrema importância que você conheça o seu propósito e viva dele, caso contrário terá uma vida profissional insatisfeita ficando cada vez mais distante de seus sonhos, já que estará constantemente correndo o risco de perder o seu emprego.

mudar de emprego

 

7 PASSOS PARA MUDAR DE EMPREGO

Se hoje você se encontra insatisfeito com sua vida profissional e quer mudar de emprego, precisa seguir os seguintes passos:

  1. Antes de decidir mudar de emprego você precisa ter certeza de que esse trabalho não te satisfaz, que não é isso que você quer continuar fazendo no futuro.
  2. Depois você precisa saber o que você quer, quais são seus dons e talentos inatos e o que você pode fazer com eles. Qual trabalho você faria, utilizando seus dons e talentos, onde você se sentiria realizado e feliz fazendo hoje e no futuro.
  3. Agora que você já sabe o que quer, será que você precisa se especializar ou se aperfeiçoar para realizar esse trabalho? Pesquise e busque por cursos dos quais você pudesse fazer para se tornar esse profissional.
  4. Você pode também verificar, se esse novo profissional que você quer se tornar não teria oportunidade de trabalhar na empresa que trabalha. Será que não teria como conseguir uma nova colocação e não precisar mudar de emprego?
  5. Caso não seja viável uma realocação, monte um plano ação com o passo-a-passo e prazos pré-estabelecidos, avalie cada passo que levará você aonde quer chegar.
  6. Faça um levantamento do custo que será necessário para tornar esse seu objetivo viável. De quanto (dinheiro mesmo) você vai precisar? Quanto você já tem? Quanto falta? Esse ponto é fundamental para que você possa estabelecer um prazo, e saiba o tempo que será necessário você se manter em seu emprego atual.
  7. Já que você ainda precisa continuar trabalhando fazendo o que você não gosta, mas precisa, você tem que se manter motivado, caso contrário perderá seu emprego não é mesmo? Pense que isso é temporário e que valerá muito a pena todo sacrifício, afinal de contas você estará realizando seu sonho de ter uma vida profissional realizadora e viver o seu verdadeiro propósito de vida ao mudar de emprego.

Mas será que isso é muito difícil? Será que dou conta de fazer isso tudo sozinho?

Bem, certamente que sim, mas sem a ajuda de um profissional especializado nesse trabalho, como o coach, você vai precisar de muito tempo de dedicação.

Mas se você não quer perder tempo e realizar essa mudança já, a ajuda de um profissional será fundamental nesse processo.

Tenho ajudado muitos profissionais a superar suas dificuldades, traçar planos e fazê-los acontecer. E posso fazer o mesmo por você.

Entre em contato e descubra como você pode ter sua vida transformada em muito pouco tempo com a minha ajuda.


Graça Almeida
Graça Almeida

Palestrante Motivacional, Coach, Mentora, Terapeuta Holística e Consultora em Registros Akáshicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.