Você tem deixado de fazer o que precisa fazer? Como se sente quando isso acontece? E como seria parar de procrastinar de vez?

VOCÊ SABE O QUE É PROCRASTINAR?

Procrastinar é a arte de deixar para amanhã tudo aquilo que você já deveria ter feito ontem. Ser um procrastinador é ser um mestre na arte de enrolar.

Nunca antes na história da humanidade o monstro da procrastinação teve tanto alimento como no momento atual. Todas aquelas notificações pulando na tela do seu celular, seus amigos mandando memes e vídeos nos grupos de WhatsApp. E as novas fotos da musa fitness no Instagram que simplesmente te obrigam a parar tudo o que você está fazendo e ir lá checar toda aquela vida acontecendo nas redes sociais.

O resto da história acho que você já conhece muito bem. Trabalhos atrasados, tarefas sendo feitas no último dia do prazo, pilha de afazeres te deixando maluco e noites em claro para tentar colocar as coisas em dia.

Até aí, nenhuma novidade.

Esse assunto é até meio batido, eu confesso. E há inúmeros aplicativos para te ajudar a gerenciar melhor suas atividades e sua rotina, a fim de te transformar de um procrastinador em alguém superprodutivo.

Todos esses métodos para te ajudar a se manter focado e produtivo são muitos válidos. Mas eles não vão resolver o seu problema.

Sabe por quê?

Porque usar esses recursos isoladamente só vai curar os sintomas de um problema que é muito maior e mais profundo do que a sua necessidade vital de checar as suas redes sociais.

parar de procrastinar

PROCRASTINAR DIMINUI SUA AUTOESTIMA

Sim, exatamente isso que você leu! E para que você entenda melhor como isso acontece, esta semana estou trazendo para você algumas coisas que nunca te contaram sobre a procrastinação.

Procrastinar afeta brutalmente a sua autoestima.

Toda vez que você deixa de fazer as coisas que deveria estar fazendo, aquelas tarefas que estão ali em stand-by passam um recado para o seu inconsciente.

Ao deixá-las para depois, elas não desaparecem nem da sua vida e nem da sua mente, ou seja, você fica se lembrando delas e pensando que uma hora vai ter resolver tudo isso.

Sempre que isso acontece, sempre que você se lembra delas, você passa uma mensagem poderosa para o seu inconsciente, dizendo que você não é uma pessoa capaz, que não sabe nem gerir a sua própria vida, que não consegue terminar o que começou, que não dá conta de fazer as suas coisas…

Isso tudo que você se diz inconscientemente fica ali registrado e afeta brutalmente a sua autoconfiança e a sua sensação de capacidade, minando a sua autoestima.

3 PASSOS PARA PARAR DE PROCRASTINAR

Tem uma frase de São Francisco de Assis que diz tudo sobre superar a procrastinação:

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível

O que acha de parar de procrastinar aplicando essa frase?

Então vou te dar uma dica simples, mas muito eficiente… são só 3 passos, vem comigo!!!

Pegue duas folhas de papel e caneta e mãos à obra!!

  1. Em uma das folhas faça uma relação de ações necessárias para atingir seus objetivos. Pense em todos os passos que você precisa dar, tudo o que você precisa fazer para chegar lá.
  2. Dessa lista, marque as ações que você já pode fazer hoje, aquilo que é possível fazer agora, já!
  3. Na outra folha, escreva as ações que você marcou como possíveis de serem feitas hoje e, ao lado de cada ação, coloque a hora que você irá fazer.

Isso é muito importante para que haja um comprometimento seu com a realização dessa ação.

Faça isso todos os dias por um período de 21 dias (a ciência comprova que fazendo uma mesma ação durante 21 dias essa ação torna-se um hábito). Seguindo esses 3 passos você verá o impossível acontecer.

E ai, gostou? Então experimenta vai!! Não vai levar mais do que 5 minutinhos do seu dia e vai te impedir de procrastinar e levar você cada dia mais perto da realização do seu objetivo.

Ah! Mais uma dica muito importante, ao final do dia comemore cada ação realizada, isso mesmo, escolha um prêmio para você se dar por cada etapa alcançada. Nosso cérebro adora receber prêmios e de comemorar. Fazendo isso você terá muito mais estímulo para continuar e dar o próximo passo.


Graça Almeida
Graça Almeida

Palestrante Motivacional, Coach, Mentora, Terapeuta Holística e Consultora em Registros Akáshicos.

    2 replies to "COMO PARAR DE PROCRASTINAR"

Leave a Reply

Your email address will not be published.